Imagem aérea no site da concessionária mostra trajeto do prolongamento da rodovia Carvalho Pinto, em Taubaté. (Foto: Divulgação/Ecopistas)
Extensão é maior que a proposta inicialmente pela concessionária.
Trajeto definitivo foi divulgado pela Ecopistas nesta terça-feira (1º).
Quase dois anos após ter as propostas rejeitadas pela Prefeitura de Taubaté, a Ecopistas divulgou nesta terça-feira (1º) o traçado definitivo do prolongamento da rodovia Carvalho Pinto (SP-70). A ligação do corredor com a rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), acesso ao litoral norte, terá 10,9 quilômetros de extensão - 2,3 quilômetros maior que o previsto inicialmente. A concessionária não informou o valor do investimento, nem o prazo para a entrega da obra.
A via, que vai margear o lado direito da Via Dutra sentido Rio de Janeiro, vai ligar o Km 126,5 da Carvalho Pinto ao trevo do Km 5,5 da Oswaldo Cruz (SP-125), cruzando a região do Barreiro, em Taubaté. O prolongamento da via era uma das contrapartidas contratuais previstas na época da assinatura do contrato de concessão, em junho de 2009.
saiba mais
A partir da ligação entre as rodovias, os motoristas vão poder seguir para o litoral norte a partir da Carvalho Pinto sem ter que acessar a Dutra. O entroncamento entre as duas rodovia - Dutra e Carvalho Pinto - é considerado um gargalo viário. Pelo local trafegam diariamente, em média, 16.800 veículos.
A obra será realizada em três fases. A primeira delas, a terraplanagem na altura do Km 126,5, teve início em área desapropriada pelo governo do Estado. Para realização das demais etapas, um decreto prevê que 54 propriedades sejam afetadas, mas o número exato de desapropriados será conhecido a partir da conclusão dos laudos técnicos de cada propriedade, que deve acontecer neste mês.
Pedágio
Apesar de não haver previsão de novas praças de pedágio no trecho que será ampliado, a concessionária informou que há previsão de reajuste no pedágio de Caçapava, na altura do Km 114. A alteração na tarifa tem que ser apresentada à Artesp.
O reajuste deve ocorrer porque as tarifas cobradas no sistema Ayrton Senna/Carvalho Pinto consideram a quilometragem de cobertura de cada praça. Como o trecho da praça de pedágio de Caçapava será maior, o valor também deve sofrer acréscimo. A estimativa não foi informada.
FONTE.Do G1 Vale do Paraíba e Região
Nenhum comentário:
Postar um comentário